Conhecendo a Jesus como Ele deseja ser conhecido

Você realmente conhece nosso Senhor Jesus Cristo? Nosso relacionamento com Cristo, que muitas vezes começa com um vibrante primeiro amor, eventualmente se estagna em familiaridade excessiva, tradições e necessidade transacional e funcional? Como continuamos a amadurecer e a crescer em conhecer a Cristo através da nossa vida diária e obediência?

Durante o encontro do apóstolo Paulo com Jesus Cristo no caminho para Damasco (Atos 9), como um teólogo treinado e zeloso observador da lei, ele fez duas perguntas pertinentes: “Quem é Você, Senhor?” e “O que posso fazer por Você?”. Ele fez essas duas perguntas na sequência correta conhecendo primeiro a Cristo para, então, associar-se a Ele em Seu trabalho glorioso. 

Nunca devemos nos esquecer que Seus mandamentos e incubências são projetados para crescermos na compreensão de quem Ele é, só assim poderemos caminhar mais intimamente com Ele, conhecendo Sua mente e Seu coração. De fato, há uma terceira questão pertinente (que encontramos em Isaías 6:1-9) ao lado das duas questões, que é: “Quem Eu sou em você?”. Com estas três questões como bases fundamentais na nossa comunhão com Cristo, podemos continuar a crescer no conhecimento de Deus em Cristo e em nossas obras em Cristo. Associada uma à outra, cada uma delas tem um retorno positivo, ancorando-nos profundamente em Seu eterno amor.

O livro de Apocalipse é um dos mais preciosos livros canônicos na Sagradas Escrituras, o qual nos é revelada a múltipla beleza de Jesus Cristo. Ao contrário da percepção popular, o livro de Apocalipse não é primariamente sobre a revelação de julgamentos sob a humanidade nos últimos dias, mas a revelação da beleza de Jesus Cristo e Sua gloriosa obra nos últimos dias. Devemos conhecer a pessoa de Jesus e Seu coração antes de compreendermos Seu glorioso trabalho. 

Vários cristãos ainda estão incertos sobre a natureza e o propósito das obras de Cristo nos últimos dias. De fato, muitos cristãos compreendem a revelação bíblica de Suas obras no fim dos tempos como enigmática e ofensiva. Nosso crescimento em conhecer a Jesus, que está por vir, nos capacita a envolvermos em participar de todo coração nas obras gloriosas de Cristo nos últimos dias. 

A revelação das últimas coisas (escatologia de Apocalipse) envolve essencialmente a revelação da glória desequilibrada de Jesus Cristo, a revelação do trono de Deus, a revelação da glória plena da redenção de Cristo, a revelação do mistério da iniquidade e dos iníquos, o julgamento de satanás e dos ímpios e a realização do reino eterno como a herança dos santos.

O livro de Apocalipse começa com um destaque glorioso Daquele que é, que era e que há de vir. Esse título da suprema regência também estabelece a estrutura para conhecermos o Jesus que é (nosso eterno místico contemporâneo), que era (histórico) e que há de vir (escatológico). É interessante que, através da história da igreja, várias correntes dentro do Corpo de Cristo enfatizaram o Jesus místico, o histórico ou o escatológico. Nesses últimos dias, a riqueza da revelação acumulada por vários estudiosos e santos através da história da igreja, nos dá privilégio de conhecer Jesus como Ele deseja ser conhecido — que é de todo nosso coração, toda nossa alma, nossa mente e nossa força. 

Com a firme fundação da compreensão do Jesus de Nazaré histórico e o relacionamento vibrante com Jesus (comunhão mística), devemos embarcar agora com confiança para crescer em nossa compreensão sobre Jesus como o que virá (o Jesus escatológico). Alguns poucos cristãos  conhecem a Jesus como o do “dia da vingança”, o Juíz da vida e da morte, o Leão da tribo de Judá. Ele chacoalhará céus e terra muito além de Sua repreensão verbal a hipócritas religiosos, fazendo figueiras murcharem e derrubando mesas no templo. Ele trará rapidamente justiça e libertação para remover tudo o que estiver no caminho do Seu amor. Assim como os judeus não discerniram “o dia de Sua visitação”, durante a primeira vinda de Jesus, muitos cristãos estão mal preparados para enfrentar a segunda vinda de Jesus. O Jesus escatológico é muito estranho para muitos que professam amá-Lo. O Espírito Santo ajudará Sua igreja do final dos tempos a estar pronta, madura e preparada como Noiva imaculada e a pregar o evangelho do reino aos confins da terra.

Eu escrevo esse artigo, com a intenção de lembrar os amantes de Jesus a crescerem na convicção deles quanto ao conhecimento sobre Jesus no livro de Apocalipse. Este livro denota uma das mais fascinantes revelações da glória de Jesus Cristo. Dentro do ambiente saturado de oração 24/7 na sala de oração em Kansas City, tenho mostrado 144 descrições da beleza de Jesus Cristo no livro de Apocalipse. Oro para que, por meio desta meditação, haja um crescente discipulado centrado em conhecer O Jesus que está por vir, que não tenhamos medo Dele, de Suas obras nos últimos dias e de Seu retorno iminente, para um perfeito (completamente maduro) amor que lança fora todo medo. Ao contrário, Jesus encontrará na terra uma igreja que está apaixonadamente a sua espera por meio de parceria ativa com Ele e com Seu glorioso retorno.

Tal meditação semanal e Jesus Cristo no livro de Apocalipse, por meio das três perguntas (“quem é Você, Senhor?”; “quem sou eu em Você, Senhor?” e; “o que devo fazer por você à luz de quem eu sou em Você, Senhor?”), pode demorar mais de dois anos, até três anos, mas será recompensador. E ainda é só o começo. Há outras 120 descrições da beleza de Jesus no evangelho de João e outras 120 no Velho Testamento. É minha oração que nunca desviemos nosso olhar de Jesus para qualquer outro mais nobre assunto religioso. Depois de tudo, nosso destino não é uma crença, um lugar, ou até mesmo um estado de iluminação ou consciência. Nosso destino eterno é uma pessoa. Seu nome é Jesus Cristo de Nazaré. O mesmo Jesus que foi levado do Monte das Oliveiras em Atos 1, retornará para você e para mim.

Por isso, desse lado da eternidade, devemos conhecê-lo na graça de Deus e através de Seu Santo Espírito, o histórico Jesus Cristo de Nazaré, o místico Jesus que mora dentro de nós, e o escatológico Jesus que em poder e grande glória virá. Aceitar menos do que isso é nos privar do maior fascínio e do relacionamento sincero destinado a nós, individual e coletivamente.

 

O que podemos fazer para crescer em nosso conhecimento sobre Jesus nos últimos dias?

Para mais detalhes sobre Daniel Lim, recomendamos o livro Bíblia 360º: Envolvendo-se Plenamente com A Palavra de Deus. Experimente uma profunda mudança no coração ao descobrir dez maneiras dinâmicas e altamente práticas de se envolver com Deus na Bíblia. 

 

Daniel Lim

CEO, IHOPKC Facilitador, Onething Global Leadership Summit

Daniel Lim chefe executivo da Casa Internacional de Oração em Kansas City. Ele foi treinado no seminário Batista (MA nas Missões Mundiais) e serviu como pastor batista no sudeste da Ásia. Com paixão pelo evangelho do reino de Deus e da glória de Jesus Cristo, Daniel ensina em conferências, igrejas, universidades e seminários às nações. 

Daniel é o autor de Bíblia 360º: Envolvendo-se Plenamente com a Palavra de Deus. É casado e tem dois filhos. Um de seus filhos voltou para casa para estar com o Senhor em 2008.

 

Texto original: https://www.ihopkc.org/resources/blog/knowing-jesus-he-desires-to-be-known/
Traduzido por Camila Boldrin

plugins premium WordPress